Exames Clínicos

COLONOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA

BIÓPSIA

A colonoscopia é um exame que captura imagens do intestino grosso e de parte do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Já a endoscopia consiste no exame do esôfago, estômago e duodeno. Ambos são realizados através de uma micro câmera.

Alterações de hábitos intestinais, como diarreia ou constipação, dores abdominais, sangramentos, antecedentes familiares de doenças malignas do intestino são condições para a realização da colonoscopia.

O exame serve para que doenças do intestino grosso sejam identificadas e tratadas. Através dessa análise, somos capazes de verificar a presença de tumores, pólipos ou mesmo inflamações que podem causar dor, sangramento e até mesmo, em casos extremos, o óbito do paciente.

O preparo para a colonoscopia é realizado com uma dieta pastosa e líquida nos dias que antecedem o procedimento. Associado a isso, utiliza-se medicações laxativas para que o cólon esteja limpo na hora do procedimento. Poucas horas antes, utiliza-se líquidos especiais que também colaboram com essa limpeza. É feita aqui mesmo na Clínica Maximagem em um ambiente totalmente controlado e o paciente é sedado e permanece em um estado sonolento para que o exame seja realizado confortavelmente. Concluído o procedimento, o paciente fica em observação e em seguida recebe alta.

Já a endoscopia serve para avaliar e tratar doenças do trato gastrointestinal superior (esôfago, estômago e duodeno). Pacientes com sintomas como dor de estômago, azia, queimação, náuseas e vômitos devem realizar a endoscopia. Além disso, indivíduos com sangramento pela boca ou mesmo pelas fezes, emagrecimento súbito e dificuldade de engolir também devem se submeter ao exame. O preparo consiste em jejum de oito horas. A suspensão de algumas medicações que porventura o paciente faça uso contínuo será avaliada pelo gastroenterologista.

A realização da endoscopia segue as mesmas regras da colonoscopia quanto à sedação e observação pós-exame. A exceção é que a microcâmera, no primeiro exame, é introduzida no organismo pela boca, enquanto no segundo caso é pelo ânus.

É possível fazer a colonoscopia e endoscopia juntos?

Endoscopia e colonoscopia: É possível fazer os dois procedimentos juntos? Sim, é possível! Primeiro, inicia-se pela endoscopia, seguida da colonoscopia. A vantagem é que o paciente só precisa ser sedado uma vez e após os exames a recuperação é rápida e eficaz.

Quando a colonoscopia não precisa de biópsia?

Nem sempre durante o exame de colonoscopia é necessário realizar biópsias. Geralmente, quando a mucosa do intestino está normal e se não foram encontrados pólipos/lesões a biópsia não tem indicação.

Quais os sintomas de um intestino inflamado?

Dor abdominal e alterações no hábito intestinal, o que inclui constipação ou diarreia por mais de 4 semanas: além da persistência das dores e diarreia, em alguns casos é possível observar a presença de sangue ou catarro nas fezes. Fadiga e cansaço frequentes.

Quem tem gastrite pode fazer o exame de colonoscopia?

Habitualmente o preparo da colonoscopia não traz piora da gastrite. Contudo, há três ressalvas: a. quem deve lhe orientar é o médico que trata a gastrite, em conjunto com o colonoscopista.

Quando a Endoscopia é solicitada?

A Endoscopia Digestiva Alta é solicitada pelo médico se você apresentar um ou mais sintomas que sugerem serem decorrentes do esôfago, estômago ou duodeno, que podem ser novos ou então que não estão respondendo ao tratamento inicial. Alguns exemplos são:

- Fezes negras.
- Vômito com sangue.
- Azia.
- Baixa contagem de hemácias (anemia) que não pode ser explicada.
- Dor ou desconforto na parte superior do abdômen.
- Dificuldade ou dor para deglutição.
- Perda de peso que não pode ser explicada.
- Náuseas ou vômitos que não passam.
- Tem cirrose no fígado: o exame identifica varizes nas paredes da parte inferior do esôfago, que se não tratadas podem romper e começar a sangrar.
- Sentir que a comida está presa atrás do esterno (sensação de corpo estranho).

Como a endoscopia é realizada?

É aplicado um sedativo intravenoso e uma anestesia local na garganta com xilocaína, que é opcional(borrifada pela cavidade bucal apenas para diminuir tosse ou engasgos). Por conta da sedação, o paciente não sente nenhuma dor e nem se lembra do procedimento. Um protetor de boca será colocado para impedir que você morda no endoscópio. Uma punção venosano braço será realizada previamente ao exame para injetar os sedativos.

Depois que os sedativos fizerem efeito, o endoscópio é inserido através da boca, passando pelo esôfago e estômago até o duodeno. O chip captura as imagens que são transmitidas para uma máquina processadora, que exibe as imagens por uma tela em tempo real. A mucosa do, esôfago, estômago e duodeno é examinada.

Além de capturar imagens, o exame de endoscopia também é usado para realizar biópsias. Após o teste ser concluído, você não será capaz de comer ou beber até que a sedação e anestesia percam o efeito.

Qual é o tempo de realização da endoscopia?

A endoscopia digestiva alta dura cerca de 5 a 20 minutos, dependendo da complexidade do procedimento.

Qual a preparação para a endoscopia?

É necessário ficar em jejum absoluto durante 8h horas antes da endoscopia e assinar um termo de consentimento. É de extrema importância que o paciente esteja acompanhado de um adulto, pois com a sedação ele poderá precisar de ajuda para se locomover após o exame. Em alguns casos, o médico pode orientar o paciente a cessar o uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue, como anticoagulantes, dias antes do exame.

Você ficou com mais alguma dúvida? 
Talvez a resposta para as suas perguntas estejam em nossa clínica. 

Clique no botão abaixo e fale com a nossa central de atendimento e marque uma consulta com nossos especialistas para esclarer suas dúvidas. Esperamos por você! 

Topmed clique e marque sua consulta ou exame pelo whatsapp
Ser TOPMED é cuidar da sua saúde em todos os momentos

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.